Edital de Notificação de Tombamento Provisório Conjunto Paisagístico Cânion das Posses

A Presidente do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Rita de Jacutinga, no uso de suas atribuições NOTIFICA aos proprietários, seus herdeiros e sucessores, e outros interessados, que na Reunião ordinária n° 06/2022 do dia 11 de maio de 2022, o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Rita de Jacutinga, após análise do Dossiê de tombamento n° 02/2022, entendeu que o Conjunto Paisagístico Cânion das Posses, composto pela Cachoeira do Cânion das Posses, Poço dos Dantas e Corredeiras do Rio Bananal, localizado a aproximadamente 6 km do centro da cidade de Santa Rita de Jacutinga na estrada para Passa Vinte, conforme mapa de localização em anexo, é um bem merecedor de proteção especial, para que as futuras gerações possam herdar esta paisagem, usufruindo de seus usos para o lazer, esporte e turismo e através dele contar a sua história. Desta forma, de acordo com a Lei Municipal nº 918/2001, o Conselho aprovou o tombamento provisório do Conjunto Paisagístico Cânion das Posses na categoria de Conjunto Paisagístico – CP.
Portanto o bem se encontra protegido pelo tombamento provisório. O proprietário continua podendo usufruir da área de sua propriedade que está dentro da área de tombamento, inclusive podendo transferir a outro, ficando apenas limitados alguns usos e intervenções de acordo com as diretrizes de proteção do perímetro de tombamento, que se encontram apresentados no Dossiê de Tombamento n° 02/2022 e sujeitas a aprovação prévia do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, sendo de maneira geral proibida a degradação do Bem. Esta proteção é válida até que seja julgado o tombamento definitivo do bem, e sendo aprovada passa a ser definitiva.
Os proprietários, seus herdeiros e sucessores, e outros interessados poderão se manifestar anuindo ou impugnando o tombamento provisório. A manifestação poderá ser encaminhada no prazo de 15 (quinze) dias a partir do recebimento desta notificação junto a Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Rita de Jacutinga, no endereço Rua Prefeito Waldomiro Osório Rodrigues, s/n, Cachoeira, Santa Rita de Jacutinga/MG, e-mail cultura@srjacutinga.mg.gov.br.
Os documentos que integram os autos do Processo de tombamento nº 01/2022 encontram-se na sede da Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Rita de Jacutinga e no endereço eletrônico http://www.srjacutinga.mg.gov.br/ ou através do link abaixo à sua disposição para consulta.

Acessar Link

A ausência de manifestação, não representará obstrução ao pleno andamento desse procedimento de tombamento.

Santa Rita de Jacutinga, 11 de junho de 2022

Margarete Flávia Novaes Rego